Europa prioriza mobilidade urbana sustentável para reduzir emissões de carbono no transporte em 90%

Europa prioriza mobilidade urbana sustentável para reduzir emissões de carbono no transporte em 90% - Imagem 1 de 5
Estação Central de Utrecht / Benthem Crouwel Architects. Image © Jannes Linders

A Comissão Europeia adotou em dezembro uma série de propostas para colocar o setor de Transportes a caminho de uma redução de 90% em emissões de carbono, tomando mais um passo na direção da implementação do Pacto Ecológico Europeu. As iniciativas buscam aumentar o transporte ferroviário, incentivando viagens longas e internacionais por trem, apoiando a disponibilização de pontos de carga para veículos elétricos e a o desenvolvimento de infra-estrutura para abastecimento alternativo, além do desenvolvimento posterior de outros modais.

Europa prioriza mobilidade urbana sustentável para reduzir emissões de carbono no transporte em 90% - Imagem 2 de 5Europa prioriza mobilidade urbana sustentável para reduzir emissões de carbono no transporte em 90% - Imagem 3 de 5Europa prioriza mobilidade urbana sustentável para reduzir emissões de carbono no transporte em 90% - Imagem 4 de 5Europa prioriza mobilidade urbana sustentável para reduzir emissões de carbono no transporte em 90% - Imagem 5 de 5Europa prioriza mobilidade urbana sustentável para reduzir emissões de carbono no transporte em 90% - Mais Imagens

Europa prioriza mobilidade urbana sustentável para reduzir emissões de carbono no transporte em 90% - Imagem 3 de 5
© Søren Bang Clemmesen

O conjunto de propostas imagina o desenvolvimento e a modernização da rede TEN-T, uma série de rotas ferroviárias, hidrovias domésticas e estradas para conectar 424 grandes cidades por toda a União Europeia. Isso implica na disponibilização de novas ligações, como as conexões de ferrovias de alta velocidade, que devem ser completadas até 2040. Ao mesmo tempo, o plano da UE exige que todas as 424 cidades na rede TEN-T desenvolvam Planos de Mobilidade Urbana Sustentáveis "para promover a mobilidade com zero emissões e para aumentar e aprimorar o transporte público e a infra-estrutura para pedestres e ciclistas." 

Europa prioriza mobilidade urbana sustentável para reduzir emissões de carbono no transporte em 90% - Imagem 4 de 5
Ponte Lex van Delden por Dok Architecten. Image © Arjen Schmitz

A transição verde e digital da Europa irá trazer grandes mudanças para a maneira na qual nos locomovemos. As propostas de hoje colocam a mobilidade europeia no caminho de um futuro sustentável: conexões europeias mais rápidas com passagens mais fáceis de adquirir e com a garantia de mais direitos para os passageiros, apoio para que cidades aprimorem seus serviços de transporte e infra-estrutura para ciclismo e pedestres, e fazer o melhor uso possível das soluções para a condução inteligente e eficiente. - Frans Timmermans, Executive Vice President for the European Green Deal.

Esse novo pacote irá ajudar a diminuir a poluição e os congestionamentos de trânsito por cidades da UE para atingir o objetivo de redução de 55% em emissões veiculares até 2030. Embora muitas cidades tenham começado a priorizar ciclistas e pedestres desde o início da pandemia, e a UE tenha triplicado o investimento em projetos para ciclistas e pedestres nos últimos anos, esse conjunto de propostas traduz a mobilidade urbana sustentável em uma prioridade para todo o bloco.

Europa prioriza mobilidade urbana sustentável para reduzir emissões de carbono no transporte em 90% - Imagem 5 de 5
via Shutterstock

Este é o segundo pacote apoiando iniciativas de transporte mais limpas e sustentáveis, seguindo a Comissão de Estratégias de Mobilidade Sustentáveis e Inteligentes em dezembro de 2020. Neste ano, a Comissão irá desenvolver uma recomendação para os Estados membros da UE para o desenvolvimento de planos nacionais para auxiliar as cidades a criarem seus planos de mobilidade. 

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Cutieru, Andreea. "Europa prioriza mobilidade urbana sustentável para reduzir emissões de carbono no transporte em 90%" [EU Prioritizes Sustainable Urban Mobility in New Proposals Set to Reduce Transportation Carbon Emissions by 90%] 06 Fev 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Belo, Pedro) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/974956/europa-prioriza-mobilidade-urbana-sustentavel-para-reduzir-emissoes-de-carbono-no-transporte-em-90-percent> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.